Pular para o conteúdo principal

Translate

O que é um homem?

 

Um homem não é apenas um adulto do sexo masculino produtor de cromossomos XY, Deus criou homens para uma vida virtuosa em família. Muitas mulheres, inclusive as cristãs, carregam fardos pesados em seu cotidiano porque não possuíam referências claras sobre que aspecto deveriam considerar ao escolher um par. No entanto, a Bíblia sempre foi clara quanto as características que somente um homem de verdade pode expressar, algumas se casaram com meninos, machos que eram homens apenas biologicamente, porém em suas ações ainda prevalecia o “menino mimado filho de mamãe”. Pensando nisso, deixo dez características que podem ajudar no momento da escolha de um cônjuge cristão:

Homens

Meninos

1.     Independente: Mt. 19:5

Ele pode deixar tranquilamente seus parentes para viver com seu cônjuge de forma independente tanto emocionalmente quanto economicamente. Assumem responsabilidade.

Dependentes: precisam da ajuda dos pais para toda e qualquer decisão porque não sabem, não querem ou não têm condições de resolver nada sozinhos. São irresponsáveis.

2.     Líder: I Co. 11:3, Ef. 5:23.

Eles lideram porque primeiro são liderados por Cristo, suas decisões são baseadas em um relacionamento de hierarquia sabendo que prestam contas a Deus.

Omissos: Como não assumem responsabilidades, precisam ter alguém para lhes dizer o que fazer, sobrecarregam as esposas, namoradas, noivas, porque são omissos. Perfil perfeito para mulheres mandonas.

3.     Amoroso: Ef.5:25-26.

O amor protetor, zeloso, não é obsessivo, não é violento, é o amor que ajuda, acolhe, preserva, que educa com foco em apresentar a Deus sua esposa como sem defeitos.

Egoístas: pensam primeiro em seu bem estar, sem se importar com sua esposa e filhos. Ele sempre se coloca em primeiro lugar.

4.     Cuidadoso: I Tm. 5:8.

Ele vela pelo bem estar de quem vive com ele, seus filhos, esposa, funcionários, animais, etc. é uma pessoa de bom relacionamento com seus parentes mais próximos e pessoas que estão ao seu redor prestando-lhe serviço.

 

Relaxado: é o moço do tanto faz, se seus pais precisam de ajuda, ele não aparece, se são seus filhos, manda a esposa, se esquiva de qualquer esforço.

5.     Cuida da vida cotidiana: I Pe. 3:7.

Seja no leito sem mácula, seja na cozinha fazendo um mingau, a esposa desse homem é tratada com honra, ela tem a ajuda que precisa, sempre que necessita e as orações dele não são impedidas.

Tédio: É um moço entediado com a vida cotidiana, facilmente se cansa, nunca está presente de verdade, não quer se envolver nas tarefas da vida comum, a esposa desse menino sempre estará sozinha mesmo que esteja nos braços dele.

6.     Pacientes: Col. 3:19

Homens de verdade possuem domínio próprio, não perdem a paciência com facilidade, principalmente com suas esposas, eles entendem as diferenças entre os sexos, não discutem com suas mulheres, não causam amarguras em seus corações propositalmente.

Implicantes: fazem o que sabem que machuca por prazer, para perturbar, para roubar a paciência da esposa, dos filhos, dos vizinhos, é uma peste birrenta.

7.     Amante: I Co.7:3.

Homens são bons amantes não no sentido pejorativo do termo, eles apreciam suas esposas, eles dão prazer não só em momentos sexuais ao não negarem o corpo, mas sabem cultivar a paixão ao longo do tempo.

Don Juan: eles têm muitos relacionamentos, são superficiais e quando casam proporcionam pouco ou nenhum prazer para a esposa. É o tipo de garoto que te usa como objeto. Quando cansam do brinquedo, compram outro.

8.     Educadores: Ef. 6:4.

Eles não têm medo da paternidade porque sabem disciplinar de forma benevolente, a educação dos filhos não é lançada sobre os ombros maternos, eles têm doutrina porque são doutrinados por Deus.

Medrosos: não querem ser pais, não sabem lidar com crianças e nem se esforçam para aprender, são violentos e jogam a educação no ombro da esposa, da escola, dos avós, é o pai fantasma, só aparece para assombrar.

9.     Virtuoso: I Tm. 6:11-12.

Um homem escolhe uma mulher de valor porque ele também possui virtudes, ele foge dos vícios, vive uma vida irrepreensível diante da sociedade, sabe o valor do trabalho, é perseverante naquilo que acredita, é um homem de fé.

Preguiçoso: é um moço cheio de vícios, manias, maus hábitos, mal educado, onde chega dá um vexame, sua esposa vive insegura porque ele inicia muitas coisas e nada finaliza.

10.  Humilde: I Pe. 3:8-9.

Um homem virtuoso como a Bíblia ensina, não tem nada para provar, o que ele é, é o que ele faz, não por soberba, mas porque entende ser o melhor, porque sabe que está servindo aos filhos de Deus que lhe foram confiados (esposa e filhos). Sua liderança, seu amor, seu trabalho são baseados na humildade de Cristo, no amor profundo de Cristo por sua igreja.

Orgulhoso: é um moço vaidoso, ele é o mais bonito, pensa que sua esposa é sortuda por tê-lo como enfeite na sala, pensa que o mundo lhe deve alguma coisa, inclusive seus filhos. Tudo o que faz é de forma interessada, nada sacrificial, faz para receber, faz para aparecer e ganhar likes no insta.

A Bíblia é rica em ensinamentos sobre o que deveríamos buscar em um homem antes de tomarmos decisões difíceis, da mesma forma, ela fala sobre o que buscar numa mulher; se você já casou e percebeu que contraiu bodas com um menino ou menina, sinto muito, a mesma Bíblia que te orienta na escolha, é a mesma que te diz para enfrentar as consequências de suas decisões, por isso, deixo a dica, não escolha um cônjuge apenas baseado em sentimentos, uma família exige mais que beleza e romantismo. Se quiser ler mais, temos um e-book sobre feminilidade disponível na Amazon, para entendermos sobre feminilidade precisamos compreender o papel de cada sexo biblicamente falando, é disso que Simplesmente Mulher trata.

Comentários

Seguir

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo com a vida de Noemi

  “Nunca foi sorte, sempre foi Deus”. Acredito que você já ouviu essa frase diversas vezes, relacionada à realização de sonhos e conquistas. Não acredito no poder do “destino” ou do “acaso” na vida do cristão, o que há são decisões, permissão e provisão de Deus. Em seus muitos desígnios, o Senhor nos permite fazer escolhas, algumas delas estão fora dos planos que ele tem para nós, outras estão de acordo com a vontade dele, mas nenhuma dessas situações escapa da soberana mão de Deus, porque no final nossos acertos e erros não são suficientes para fazer Deus desistir do propósito. Tendo convicção dessa verdade bíblica, ao vivermos situações de conflito, sabemos que podemos falar com Deus sobre as grandes ondas que se levantam ao nosso redor. Ultimamente falo muito de perdas porque estou rodeada de pessoas que estão sendo marcadas pela partida de alguém nesta pandemia, por todos os lados há alguém vivendo um luto. Desse modo, acredito ser oportuno falar sobre a vida de Noemi, uma ...