Pular para o conteúdo principal

Translate

"Basta a cada dia o seu mal"


 

Não andeis, pois, ansiosos pelo dia de amanhã, porque o amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mt. 6:34).

Nesta manhã, acordei com muitas preocupações. Estamos realizando um encontro na igreja que exige organização e dinheiro por parte de todos os que irão participar. É algo que pede cooperação e compromisso  e por isso veio a ansiedade. Já é quase fim de mês e não recebemos metade do que deveríamos, e agora, o que fazer? Estava sem esperança.

No trabalho, olhando alguns perfis de fornecedores no whatsapp, vi este versículo: “não andeis ansiosos”... “não andeis ansiosos”... minha mente ficou repetindo para mim. Estas palavras tocaram minha necessidade, entendi que minha ansiedade sobre o evento nada poderia fazer, pois não é minha expectativa que move a mão de Deus, é a minha fé, a minha oração.


O versículo continua: “... o amanhã cuidará de si mesmo”. Na verdade, não é o amanhã como uma entidade, é o amanhã como algo já determinado por escolhas passadas e pela soberana vontade de Deus. Não se trata apenas de escolher levantar pela manhã e ir trabalhar, mas de saber que aquilo que devo viver, ninguém viverá por mim. Uma porção de “sofrimento” diário me espera, não importa o que eu faça. Assim, não adianta preocupação se vai ou não ter encontro, se vão ou não cooperar.

É obvio que más escolhas trazem consequências ruins, porém nem tudo depende de nós, e é sobre o que não depende de nós que devemos descansar em Deus. Cada dia tem uma porção de aflição, não posso ficar antecipando o mal de amanhã porque tenho o de hoje para viver, é inevitável. Como diz o ditado: todo dia tem um leão esperando na porta, ou corremos e o vencemos, ou corremos dele e nos trancamos no quarto.

No final, o que importa não são as aflições, o importante é manter o ânimo porque se no dia mal estivermos ansiosos, desanimados, os problemas se tornarão barreiras intransponíveis. No final tudo se ajeita, e se não, há certos períodos que precisam ser caóticos para aprendermos lições profundas. Terminando este desabafo, guardo o que Jesus disse para complementar a palavra de hoje:

“No mundo tereis aflições, MAS TENDE BOM ÂNIMO; eu venci o mundo”. (João 16.33).

Respiro fundo aqui, e vida que segue! Vou cuidar dos problemas de hoje que amanhã tem mais.

Comentários

Seguir

Postagens mais visitadas deste blog

Crente raiz

Sabemos que muitas aflições acompanham os santos nesta caminhada. Não devemos estar apreensivos, nem preocupados, porém isso não deve abrir espaço para adotarmos uma postura irresponsável diante dos acontecimentos. Em “Nas Chamas por Cristo ”, temos relatos de homens e mulheres que não negaram sua fé, não se acovardaram; isso não quer dizer que procuravam um carrasco para ter a chance de provar sua fé, isso apenas quer dizer, que quando eram chamados para testemunhar, não hesitavam, testemunhavam mesmo à custa de suas cabeças. Mais cedo ou mais tarde cada um de nós será chamado para testemunhar sobre a fé, pedirão a razão de nossa fé e o que teremos para testemunhar? Temos dificuldade de nos mantermos crentes porque não podemos estar nos cultos, que tipo de evangelho é esse que professamos? Muitos de nós não conseguimos orar sozinhos e achamos que demonstramos fé ao nos reunirmos em montões nas igrejas aos domingos. Será que nós como igreja, estamos preparados para o princípio da...