Pular para o conteúdo principal

Translate

Coragem, crente!

 


Não há dúvidas de que Moisés foi um dos maiores líderes da história, por intermédio dele, Deus libertou o povo da escravidão no Egito e os guiou rumo à terra prometida. Todos sabemos como o povo era trabalhoso, por culpa das murmurações e rebeldia nem Moisés entrou na terra. Josué, auxiliar de Moisés, é que vai finalmente guerrear e conquistar a promessa.

Feito o resumo, chamo atenção para as diversas vezes que Deus diz para que Josué tenha coragem e não desanime (Dt. 3:28, Js. 1:6,7,9). Acredito que o jovem era forte e corajoso, mas o desafio que estava sendo proposto iria exigir doses extras de bravura. Desse exemplo tiro a seguinte lição: grandes conquistas exigem homens e mulheres de muita coragem e boa preparação.

Iehoshúa (Josué) foi treinado por Moisés para liderar o povo após sua morte, porém muito trabalho seria feito para que o auxiliar estivesse pronto para quando chegasse o momento de o mestre partir. Não pense que ser escolhido por Deus exclui você dos processos de sofrimento, é justamente o contrário. Quando Deus escolhe alguém para uma grande missão, ele usará as circunstâncias e pessoas ao redor para que haja aprendizagem.

Desta mesma forma, estamos vivendo um tempo de grandes desafios e perseguições, precisamos de doses extras de coragem, precisamos aprender no deserto a guerrear a favor do reino, tudo o que não podemos fazer é desanimar, guardemos no coração o que Cristo disse:

"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (JO. 16:33)

Já vencemos por meio da vitória de Cristo, essa é nossa fonte de ousadia. Concluindo, Josué terminou seus dias com a mesma coragem do início de sua jornada, tudo sendo resultado de um relacionamento de obediência e temor ao Senhor seu Deus. Ele não se prostituiu com os ídolos pagãos, mas se manteve fiel à aliança que tinha com Yahweh. Que do mesmo modo, sejamos fiéis e continuemos a caminhar sem desanimar, Cristo está conosco todos os dias, não podemos desistir. Coragem, crente!



Comentários

Seguir

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo com a vida de Noemi

  “Nunca foi sorte, sempre foi Deus”. Acredito que você já ouviu essa frase diversas vezes, relacionada à realização de sonhos e conquistas. Não acredito no poder do “destino” ou do “acaso” na vida do cristão, o que há são decisões, permissão e provisão de Deus. Em seus muitos desígnios, o Senhor nos permite fazer escolhas, algumas delas estão fora dos planos que ele tem para nós, outras estão de acordo com a vontade dele, mas nenhuma dessas situações escapa da soberana mão de Deus, porque no final nossos acertos e erros não são suficientes para fazer Deus desistir do propósito. Tendo convicção dessa verdade bíblica, ao vivermos situações de conflito, sabemos que podemos falar com Deus sobre as grandes ondas que se levantam ao nosso redor. Ultimamente falo muito de perdas porque estou rodeada de pessoas que estão sendo marcadas pela partida de alguém nesta pandemia, por todos os lados há alguém vivendo um luto. Desse modo, acredito ser oportuno falar sobre a vida de Noemi, uma ...