Pular para o conteúdo principal

Translate

Coragem, crente!

 


Não há dúvidas de que Moisés foi um dos maiores líderes da história, por intermédio dele, Deus libertou o povo da escravidão no Egito e os guiou rumo à terra prometida. Todos sabemos como o povo era trabalhoso, por culpa das murmurações e rebeldia nem Moisés entrou na terra. Josué, auxiliar de Moisés, é que vai finalmente guerrear e conquistar a promessa.

Feito o resumo, chamo atenção para as diversas vezes que Deus diz para que Josué tenha coragem e não desanime (Dt. 3:28, Js. 1:6,7,9). Acredito que o jovem era forte e corajoso, mas o desafio que estava sendo proposto iria exigir doses extras de bravura. Desse exemplo tiro a seguinte lição: grandes conquistas exigem homens e mulheres de muita coragem e boa preparação.

Iehoshúa (Josué) foi treinado por Moisés para liderar o povo após sua morte, porém muito trabalho seria feito para que o auxiliar estivesse pronto para quando chegasse o momento de o mestre partir. Não pense que ser escolhido por Deus exclui você dos processos de sofrimento, é justamente o contrário. Quando Deus escolhe alguém para uma grande missão, ele usará as circunstâncias e pessoas ao redor para que haja aprendizagem.

Desta mesma forma, estamos vivendo um tempo de grandes desafios e perseguições, precisamos de doses extras de coragem, precisamos aprender no deserto a guerrear a favor do reino, tudo o que não podemos fazer é desanimar, guardemos no coração o que Cristo disse:

"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (JO. 16:33)

Já vencemos por meio da vitória de Cristo, essa é nossa fonte de ousadia. Concluindo, Josué terminou seus dias com a mesma coragem do início de sua jornada, tudo sendo resultado de um relacionamento de obediência e temor ao Senhor seu Deus. Ele não se prostituiu com os ídolos pagãos, mas se manteve fiel à aliança que tinha com Yahweh. Que do mesmo modo, sejamos fiéis e continuemos a caminhar sem desanimar, Cristo está conosco todos os dias, não podemos desistir. Coragem, crente!



Comentários

Seguir

Postagens mais visitadas deste blog

Crente raiz

Sabemos que muitas aflições acompanham os santos nesta caminhada. Não devemos estar apreensivos, nem preocupados, porém isso não deve abrir espaço para adotarmos uma postura irresponsável diante dos acontecimentos. Em “Nas Chamas por Cristo ”, temos relatos de homens e mulheres que não negaram sua fé, não se acovardaram; isso não quer dizer que procuravam um carrasco para ter a chance de provar sua fé, isso apenas quer dizer, que quando eram chamados para testemunhar, não hesitavam, testemunhavam mesmo à custa de suas cabeças. Mais cedo ou mais tarde cada um de nós será chamado para testemunhar sobre a fé, pedirão a razão de nossa fé e o que teremos para testemunhar? Temos dificuldade de nos mantermos crentes porque não podemos estar nos cultos, que tipo de evangelho é esse que professamos? Muitos de nós não conseguimos orar sozinhos e achamos que demonstramos fé ao nos reunirmos em montões nas igrejas aos domingos. Será que nós como igreja, estamos preparados para o princípio da...