Pular para o conteúdo principal

Translate

O cuidado de si – alimentação

 


Cristianismo é sobre ter equilíbrio em todas as áreas da vida, confesso que até 25 anos de idade, no quesito alimentação, não havia nenhum limite para mim. Eu comia até passar mal e em todas as ocasiões, eu tinha um prazer imenso em cada colherada, foi nessa época que contrai uma bactéria no estômago, demorei para tratar e adoeci, minha vida alimentar teve que mudar totalmente. Para quem sentia prazer ao comer, foi um período muito difícil, mas compreendi que foi uma provisão de Deus, eu precisava me educar.

Olha o que a Bíblia nos diz sobre alimentação:

Primeiro, tudo deve ser para glorificar o nome do Senhor, não é para trazer prazer em si mesmo, mas deve ser como forma de louvor e gratidão por podermos nos alimentar: Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. (1 Coríntios 10:31).

Segundo, a decisão sobre o que comer é sua, coma o que você se sente bem em comer, você não deve ser jugado se não come isso ou aquilo, desde que seja para a glória de Deus, sem jugar o irmão que come de tudo, não vejo problemas: “Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou”. (Romanos 14:2-3).

Terceiro, deve haver domínio próprio no momento da refeição. Comer tem tudo a ver com sentimento, como sua alma está para aquela refeição, tem gente que come desenfreadamente porque está ansioso, outros não conseguem se alimentar porque estão irados, devemos cuidar de nossos sentimentos para termos domínio à mesa.

Ainda sobre isso, glutonaria é comer até passar mal, continuar comendo mesmo estando de barriga cheia, e isto é PECADO, mesmo que depois você vá para a academia malhar, pecado é pecado ainda que outras pessoas não consigam ver as consequências dele. Por fim, passar fome para manter uma imagem para agradar a outros ou ao próprio ego não é saudável e pode ser considerado pecado, é dessa prática que temos as questões da bulimia e outras mais, a pessoa come excessivamente, depois sente culpa, medo de engordar e coloca tudo para fora.

 Coma o que você necessita, não coma para ser visto, não deixe de comer para agradar a si mesmo, seja equilibrado, tenha domínio próprio: “E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia”. (Lucas 21:34).

Acabando meu rascunho, depois de ver tantos alimentos que gosto e não poder comê-los por questões médicas, compartilho meu lema: como para a glória de Deus, como para estar viva, não vivo para comer.



Comentários

Seguir

Postagens mais visitadas deste blog

Crente raiz

Sabemos que muitas aflições acompanham os santos nesta caminhada. Não devemos estar apreensivos, nem preocupados, porém isso não deve abrir espaço para adotarmos uma postura irresponsável diante dos acontecimentos. Em “Nas Chamas por Cristo ”, temos relatos de homens e mulheres que não negaram sua fé, não se acovardaram; isso não quer dizer que procuravam um carrasco para ter a chance de provar sua fé, isso apenas quer dizer, que quando eram chamados para testemunhar, não hesitavam, testemunhavam mesmo à custa de suas cabeças. Mais cedo ou mais tarde cada um de nós será chamado para testemunhar sobre a fé, pedirão a razão de nossa fé e o que teremos para testemunhar? Temos dificuldade de nos mantermos crentes porque não podemos estar nos cultos, que tipo de evangelho é esse que professamos? Muitos de nós não conseguimos orar sozinhos e achamos que demonstramos fé ao nos reunirmos em montões nas igrejas aos domingos. Será que nós como igreja, estamos preparados para o princípio da...