Pular para o conteúdo principal

Translate

Você tem certeza de que não é idólatra?

 


Muitos cristãos evangélicos se referem aos ídolos apenas quando veem uma imagem do culto católico ou de outras religiões, mas não compreendem o que significa idolatria na prática. Quando a Bíblia fala de idolatria, ela se refere a coisas práticas de nossas vidas, observemos o que Paulo escreveu em I Co. 10:7: “Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar”. Nesse versículo, Paulo estava dando exemplos de pessoas que viveram no Antigo Testamento e foram reprovadas por Deus, ele exorta aos irmãos para que não repitam os mesmos erros. Mas afinal, o que é idolatria mesmo?

De forma simples, ídolo é tudo aquilo que toma primazia em sua vida, são os motivos que levam algo a ser o mais importante em sua vida. No versículo citado, podemos inferir que o mais importante, e o que possuía a primazia na vida das pessoas reprovadas, era comer, beber, folgar, ou seja, viviam para si mesmas, a preocupação primordial consistia em buscar a sobrevivência e a felicidade (folgar).

Esse cenário não é nada diferente do que muitos cristãos vivem hoje. Temos mulheres que deixaram o reino de suas casas para fazerem das doutrinas estranhas seus deuses, elas seguem com suas obras o culto materialista, deixando de lado a obediência a Deus. Temos homens que deixaram o sacerdócio doméstico para adorarem ao deus materialismo, deixando de lado a obediência a Deus que diz: “Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo“ (Lc. 10:27). Por outro lado, existem cristãos que fizeram da placa de sua denominação ou doutrina, um deus para si mesmos. Reprovam a todos que não compartilham da mesma prática religiosa, esquecendo que Jesus não deixou denominação, ele deixou igreja.

Talvez você esteja se perguntando, mas como saber se sou idólatra? A resposta também é simples, o que te faz viver uma vida de desobediência a Deus, de desobediência a palavra de Deus? Se você elencar uma lista de itens, pessoas e ações, ali estarão seus ídolos. Você pode ser idólatra do seu trabalho, sua família está sofrendo, você conseguiria viver de forma simples sem esse emprego, mas não larga “o osso”. Pode ser aquele namorado incrédulo(a) que tira você da presença de Deus. Seu ídolo pode ser você mesmo com ações egoístas que fazem você se colocar acima de todos e de tudo. Seu ídolo pode ser seu dinheiro, você não consegue ajudar ninguém porque em tudo vê um gasto, não um ato de amor, de serviço, de obediência. Enfim, a lista pode ser enorme, porém só você, com a ajuda do Espírito Santo, pode dizer se é ou não um idólatra.

 

Comentários

Seguir

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo com a vida de Noemi

  “Nunca foi sorte, sempre foi Deus”. Acredito que você já ouviu essa frase diversas vezes, relacionada à realização de sonhos e conquistas. Não acredito no poder do “destino” ou do “acaso” na vida do cristão, o que há são decisões, permissão e provisão de Deus. Em seus muitos desígnios, o Senhor nos permite fazer escolhas, algumas delas estão fora dos planos que ele tem para nós, outras estão de acordo com a vontade dele, mas nenhuma dessas situações escapa da soberana mão de Deus, porque no final nossos acertos e erros não são suficientes para fazer Deus desistir do propósito. Tendo convicção dessa verdade bíblica, ao vivermos situações de conflito, sabemos que podemos falar com Deus sobre as grandes ondas que se levantam ao nosso redor. Ultimamente falo muito de perdas porque estou rodeada de pessoas que estão sendo marcadas pela partida de alguém nesta pandemia, por todos os lados há alguém vivendo um luto. Desse modo, acredito ser oportuno falar sobre a vida de Noemi, uma ...