Pular para o conteúdo principal

Translate

O que te preocupa?


Os dias são difíceis, às vezes, parece que tudo o que fazemos não possui propósito; buscamos uma vida melhor através de muito esforço e trabalho duro, porém nada satisfaz nossa alma; quando nos damos conta, o tempo já passou. Relacionado a isso, há o sentimento de perda, parece que perdemos o nosso tempo, perdemos a oportunidade de nos divertirmos, perdemos a oportunidade de amar, perdemos a oportunidade de um melhor emprego e etc. Resumindo, nos sentimos ansiosos e frustrados.

Salomão refletiu sobre esse sentimento, veja: “Que proveito tem um homem de todo o esforço e de toda a ansiedade com que trabalha debaixo do sol? Durante toda a sua vida, seu trabalho não passa de dor e tristeza; mesmo à noite a sua mente não descansa. Isso também é absurdo”. (Ec. 2:22-23). Diante desses versículos, parece que ouvimos um homem do século XXI, que ao meditar sobre todos os esforços feitos, percebeu que tudo era absurdo. Nós, igualmente, terminamos por “correr atrás do vento”, pois procuramos satisfação em coisas ao invés de procurarmos na fonte de vida.

O homem mais sábio da terra, que superou Salomão, nos diz como viver sem sofrermos com esse sentimento de perda e sem sentirmos que estamos “correndo atrás do vento”; esse homem é Jesus e suas palavras estão registradas em Mateus (cap. 6: 24-34):

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si”.

Quão tremenda são as palavras de Jesus! Elas confrontam nossa ansiedade e nos levam diretamente para a fonte de vida que é confiar em Deus, confiar que Deus sabe como cuidar de nós. Nosso sentimento de insatisfação se revela como fruto de nosso serviço a Mamom (riquezas, trabalho, status, sucesso), uma vez que abandonamos toda nossa esperança e paz nas mãos das preocupações cotidianas. Buscar o reino de Deus significa buscar o governo de Deus, a direção e a vontade de Deus para nossos sonhos, nossas necessidades, nossas aflições, nosso trabalho, nossas decisões.  

Precisamos confiar em Deus, entregar nossos cuidados ao Senhor e perseverar, porque grandes aflições têm vindo sobre a terra e ninguém poderá resistir se não estiver com sua vida firmada na rocha. O fim de tudo, o significado de tudo é viver para Ele, para a glória Dele, porque Ele tem cuidado de nós. Você confia no cuidado e amor de Deus? 

Comentários

Seguir

Postagens mais visitadas deste blog

Crente raiz

Sabemos que muitas aflições acompanham os santos nesta caminhada. Não devemos estar apreensivos, nem preocupados, porém isso não deve abrir espaço para adotarmos uma postura irresponsável diante dos acontecimentos. Em “Nas Chamas por Cristo ”, temos relatos de homens e mulheres que não negaram sua fé, não se acovardaram; isso não quer dizer que procuravam um carrasco para ter a chance de provar sua fé, isso apenas quer dizer, que quando eram chamados para testemunhar, não hesitavam, testemunhavam mesmo à custa de suas cabeças. Mais cedo ou mais tarde cada um de nós será chamado para testemunhar sobre a fé, pedirão a razão de nossa fé e o que teremos para testemunhar? Temos dificuldade de nos mantermos crentes porque não podemos estar nos cultos, que tipo de evangelho é esse que professamos? Muitos de nós não conseguimos orar sozinhos e achamos que demonstramos fé ao nos reunirmos em montões nas igrejas aos domingos. Será que nós como igreja, estamos preparados para o princípio da...