Pular para o conteúdo principal

Translate

O que é pré, meso e pós-tribulacionismo? (parte 2)

 

Nossa intenção nestes posts não é fazer um compêndio teológico complicado e cheio de citações, mas é trazer de forma didática as três principais doutrinas sobre a segunda vinda de Cristo. No post anterior dissemos o que significa cada termo com relação à segunda vinda. Neste post pretendemos expor a ordem dos acontecimentos em cada posicionamento doutrinário.

Outra coisa importante a destacar é que essas diferenças não são essenciais para a salvação, por isso há liberdade para a discordância, muito diferente de questões relacionadas à obra salvífica de Cristo; assim, respeitamos a diversidade teológica com relação ao assunto porque todos concordamos que Cristo virá, que os fiéis serão salvos para sempre e que os ímpios irão receber a justa retribuição das mãos de um Deus justo, o importante é mantermos uma vida santa na presença do nosso Deus; sabemos que a qualquer momento poderemos nos encontrar com ele, com ou sem arrebatamento visível, invisível, etc. A morte é uma possibilidade para todos os que estão vivos.

Pré-tribulacionismo

Essa corrente interpretativa separa a Segunda vinda de Cristo em duas fases, pois crê que Cristo aparecerá nas nuvens para buscar a igreja  e somente os fiéis poderão vê-lo, isso se dará antes que o período de tribulação comece sobre a terra, as passagens para tal interpretação são I Ts. 4:16,17, I Co. 15:52. Depois que Cristo arrebatar a igreja fiel, o anticristo começará seu governo e a ira de Deus descerá sobre todos os ímpios e a igreja apóstata durante um período de 7 anos divididos em: 3 anos e meio de tribulação e 3 anos e meio de Grande tribulação. Nesse momento histórico, o mundo enfrentará a ira do cordeiro na terra, enquanto a igreja se regozijará com Cristo no céu. Essa interpretação crê no cumprimento do Apocalipse de forma linear, ou seja, a ordem narrada dos acontecimentos na Bíblia é a mesma que ocorrerá na realidade até o total cumprimento das profecias que falam da segunda vinda de Cristo e o estabelecimento de um reino milenar na terra. O que é narrado acontecerá literalmente e na mesma sequência que consta em Apocalipse.

Mesotribulacionismo

Como a interpretação teológica acima, a mesotribulacionista crê que Cristo virá arrebatar a igreja, porém esse evento ocorrerá no meio dos 7 anos, ou seja, a igreja fiel sofrerá na terra durante três anos e meio, passará pela tribulação, mas não pela Grande tribulação; estão baseados em II Ts. 2:3. Depois desse tempo, Cristo volta e arrebata a igreja, segue-se então os 3 anos e meio de sofrimento para os infiéis e a igreja apóstata (grande tribulação), que vai ser no momento em que o anticristo quebrará o acordo de paz com Israel e começará uma perseguição como nunca houve antes. 

Pós-tribulacionismo

O pós-tribulacionismo diverge das duas interpretações anteriores por crer que a igreja enfrentará o período de tribulação por completo, ou seja, ela verá o começo das dores e passará pelos 7 anos de tribulação, creem que o milênio não será literal e que Cristo só virá no fim da tribulação para acabar de uma vez por todos com o mal e o sofrimento humano. É uma das mais antigas formas de interpretação desse período profético, pois diz ser pregada  pelos pais da igreja. Compreendem o livro de Apocalipse como uma narrativa que coloca em paralelo vários acontecimentos históricos, não acreditando em uma linearidade da narrativa profética. Essa interpretação entende não alguns capítulos, mas dividem o livro inteiro do Apocalipse da seguinte forma: do cap. 1-11 – O mundo ataca a igreja e ela é protegida por Deus. Do cap. 12-22 – é mostrado o ataque de satanás contra Cristo e sua igreja de forma explícita. Cristo vem no fim da tribulação e a igreja reina para sempre com ele. Não creem em duas fases da segunda vinda baseados em Ap. 1:7, Mt. 24: 4-13, At. 1:9-11.

Deixo para os irmãos e irmãs em Cristo duas leituras importantes sobre o assunto, além da Bíblia Sagrada, é claro. A primeira é o livro Apocalipse: versículo por versículo, mostra uma visão pré-tribulacionista e linear do Apocalipse. O segundo livro é Apocalipse, O futuro chegou, mostra uma visão paralela e pós-tribulacionista da segunda vinda de Cristo. Deixo os links para a compra a quem interessar na Amazon.

Apocalipse: versículo por versículo

Apocalipse: O futuro chegou

 

 

Comentários

Seguir

Postagens mais visitadas deste blog

Crente raiz

Sabemos que muitas aflições acompanham os santos nesta caminhada. Não devemos estar apreensivos, nem preocupados, porém isso não deve abrir espaço para adotarmos uma postura irresponsável diante dos acontecimentos. Em “Nas Chamas por Cristo ”, temos relatos de homens e mulheres que não negaram sua fé, não se acovardaram; isso não quer dizer que procuravam um carrasco para ter a chance de provar sua fé, isso apenas quer dizer, que quando eram chamados para testemunhar, não hesitavam, testemunhavam mesmo à custa de suas cabeças. Mais cedo ou mais tarde cada um de nós será chamado para testemunhar sobre a fé, pedirão a razão de nossa fé e o que teremos para testemunhar? Temos dificuldade de nos mantermos crentes porque não podemos estar nos cultos, que tipo de evangelho é esse que professamos? Muitos de nós não conseguimos orar sozinhos e achamos que demonstramos fé ao nos reunirmos em montões nas igrejas aos domingos. Será que nós como igreja, estamos preparados para o princípio da...